top of page

Como evitar acidentes ou possíveis perigos em um condomínio.

Atualizado: 23 de nov. de 2020

A estrutura de um residencial pode representar um perigo de diversas formas.

Fique atento!


A organização de um condomínio não consiste apenas na manutenção, cobrança de despesas e cuidado estrutural. Por ser um espaço coletivo, cabe aos responsáveis pelo condomínio e aos seus moradores, a cautela também com o bem-estar de todos. Nesse contexto, a prevenção de acidentes deve ser uma preocupação constante, afinal em uma área comum, existem diversos perigos/transtornos que podem ser evitados.


Segundo o Corpo de Bombeiros, grande parte dos acidentes podem ocorrer nas áreas de lazer de um residencial e as crianças acabam sendo as principais vítimas. De maneira geral, é fundamental estabelecer na convenção do condomínio

algumas regras em relação aos pequenos. A principal delas é garantir que nenhum menor fique desacompanhado de um responsável ao desfrutar da área comum.



Outro público que também demanda precaução são os idosos.

Em vista disso, o condomínio precisa adotar medidas preventivas conforme a necessidade de cada área. A piscina, por exemplo, pode causar quedas e afogamentos. Como ação de proteção, o ideal é que o condomínio estabeleça horários de uso e invista em itens de segurança, como capas para o fechamento da piscina e protetores de bordas.

Nas escadas, corredores e elevadores, o principal ponto é manter a manutenção desses elementos em dia, além de proibir que crianças desacompanhadas utilizem os espaços. Nestes locais, torna-se necessário também

a conservação de placas de sinalização que são essenciais em caso de emergência e evacuação.


Já no caso do playground, a edificação não deve contar com brinquedos perigosos, sendo indispensável a realização de revisões regulares para evitar que o espaço se desgaste com o uso e o passar do tempo. A segurança interna é determinante para a harmonia e qualidade de vida dos moradores, desse modo, adotar tais medidas representam mais cuidado e proteção para todos.


Ficou com alguma dúvida? Nossa equipe está à sua disposição para orientar e estruturar as demandas do seu condomínio!

28 visualizações

INSCREVA-SE!

Obrigado pelo envio!

bottom of page