Due diligence: o que é?

Entenda o que significa o termo e qual é a sua importância.


O termo em inglês Due Diligence, comumente utilizado no ambiente corporativo, se refere ao processo de investigação e auditoria acerca da veracidade e confiabilidade das informações fornecidas a compradores em uma transação comercial.


No mercado imobiliário, a due diligence é fundamental para garantir a segurança jurídica e contábil de todas as negociações. Por meio da auditoria, é possível determinar em detalhes a real situação do negócio, levantando e mensurando os riscos da operação. Torna-se possível, por exemplo, identificar se o imóvel é garantia de pagamento de alguma dívida do vendedor, evitando que o comprador faça um mau negócio.


Essas informações são levantadas através de certidões expedidas por diversos órgãos e repartições, que apontam possíveis processos judiciais e administrativos, além de analisar contratos com obrigações a vencer e balanços contábeis e financeiros. A falta de due diligence em transações imobiliárias pode acarretar grandes prejuízos financeiros. Em caso de constatação de irregularidades, o responsável também deverá responder ações na esfera cível e criminal.

O trabalho de due diligence geralmente é realizado por advogados, contadores e auditores. Uma equipe multidisciplinar que é qualificada a buscar as informações necessárias para proteger as partes. Com o apoio desses profissionais, você evita prejuízos e dores de cabeça no futuro. Nós podemos te ajudar neste processo, converse conosco e se surpreenda com nossas soluções!

2 visualizações

INSCREVA-SE!

Obrigado pelo envio!

OLÁ

O blog da Ferrara traz para você conteúdos do setor imobiliário,  esclarecimentos e informações jurídicas, dicas para condomínios, informações e assuntos

atuais do mercado imobiliário.

SIGA A FERRARA

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

CATEGORIAS

ARQUIVOS