Como ter segurança na compra de um imóvel

O momento da compra de um imóvel é muito especial, porém é necessário agir com precaução para evitar cair numa cilada.


É necessário se certificar que o imóvel não tem nenhum tipo de embaraço, como dívidas tributárias, inventário, penhora etc, e que o vendedor também não apresenta nenhum impedimento. É a busca pela maior segurança, minimizando os riscos do negócio.


Para isso, é realizada a DUE DILIGENCE imobiliária. O termo se refere ao processo de investigação e auditoria acerca da veracidade e confiabilidade das informações fornecidas em uma transação imobiliária, através de documentação e certidões emitidas por diversos órgão e repartições.

Assim, ambas as partes podem se proteger de possíveis prejuízos e dores de cabeça.


A falta de due diligence em transações imobiliárias pode acarretar grandes prejuízos financeiros. No caso de irregularidades, o responsável também pode responder por ações na esfera cível e criminal.



Exemplos de documentação necessária para segurança numa transação imobiliária:


Cópias de CPF, RG e de certidões de nascimento ou de casamento do vendedor e do comprador, para consulta da situação civil e financeira.


Do comprador ainda são solicitadas cópias dos três últimos comprovantes de renda e outras certidões negativas, como ações cíveis da Justiça Federal, executivos fiscais, protesto de títulos, interdição, tutela e curatela, e de débitos previdenciários, caso seja comerciante.


Se o vendedor for pessoa jurídica, mais documentos são exigidos: estatuto ou contrato social, alterações contratuais ou estatutárias, certidões negativas de débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e de ações na Justiça do Trabalho e Federal.


Alguns documentos necessários do imóvel: Título de Propriedade do Imóvel (escritura pública, contrato de compromisso de compra e venda etc), Certidão de Matrícula, Certidão de Ônus Reais, Habite-se, Certidão Negativa de Tributos, Carnês de IPTU etc.



E como ter certeza de que a documentação está regularizada?


Pode parecer complicado e muito trabalhoso. Por isso, é indicado o assessoramento por uma equipe especializada no setor imobiliário, e com experiência no assunto.


A Ferrara Gestão & Projetos conta com equipe multidisciplinar capacitada para lhe dar o suporte e tranquilidade na aquisição do seu sonhado imóvel.


Entre em contato conosco para auxiliarmos na Due Diligence de sua transação imobiliária.


2,039 visualizações

INSCREVA-SE!

Obrigado pelo envio!

OLÁ

O blog da Ferrara traz para você conteúdos do setor imobiliário,  esclarecimentos e informações jurídicas, dicas para condomínios, informações e assuntos

atuais do mercado imobiliário.

SIGA A FERRARA

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

CATEGORIAS

ARQUIVOS