Assembleia virtual: uma alternativa inovadora para a gestão de condomínios.

Seu condomínio pode realizar assembleias em um ambiente virtual. Saiba como!


Apesar de já estar fazendo parte de nossas vidas, ainda é difícil entender as mudanças provocadas pela pandemia em nossa rotina, não é mesmo? Vivemos um novo normal, onde o presencial deu lugar ao digital. Logo no início, as assembleias foram suspensas, mesmo sendo essenciais para o bom funcionamento do condomínio, já que suas pautas regem a aprovação de contas, novos rateios e eleições. Com a chegada do fim do ano, esse processo torna-se necessário para a constância da administração.

Devido a isso, o momento atual é propício para o condomínio testar novas roupagens em relação a assembleia, principalmente transferindo-a para o meio virtual. De acordo com especialistas, as transformações provocadas pela pandemia são um sinal de evolução e nesse sentido, os condomínios devem se atualizar e não ficarem para trás. Contudo, mesmo que o encontro não seja presencial, é necessário que ele seja inclusivo e acessível a todos os condôminos, por esse motivos separamos algumas dicas para ajudar síndicos e moradores. Olha só:


Acessibilidade.

O princípio básico de uma assembleia virtual é que todos possam se encontrar em um ambiente digital. Para isso, a melhor opção é utilizar ferramentas de videoconferência.

Para que os condôminos possam usá-las, basta uma boa conexão com internet em um smartphone ou computador.

No papel de síndico, indicamos que você questione seus moradores para verificar se todos possuem a possibilidade de acessar a ferramenta. Em seu canal de comunicação com os inquilinos, não deixe de enviar um tutorial de uso. Se você é um morador e desconhece o uso da plataforma, peça ajuda a administração do condomínio, mas se já possui conhecimento, coloque-se à disposição para ajudar seus vizinhos.


O software.

Atualmente, encontramos diversas possibilidades de ferramentas disponibilizadas no mercado. As mais indicadas são o Zoom, Google Meets e Whereby. A responsabilidade de encontrar a plataforma que mais se adequa às necessidades da assembleia é do síndico, por isso ressaltamos que as versões gratuitas dos softwares podem ser mais limitadas do que as versões pagas. Caso necessário, invista na tecnologia!


Amparo legal:

No sentido legal, algumas dúvidas podem surgir em relação a legitimação da assembleia. O principal cuidado que o síndico deve ter é em realização a viabilização dos votos. Por meio de uma assessoria jurídica, o condomínio pode regularizar todo o processo digital evitando maiores dores de cabeça. Entretanto, as maiores garantias que a assembleia virtual pode ter para ser validada é na correta e adequada convocação, no rigor da identificação dos condôminos e no registro da ata.

Na Ferrara, entendemos que somos uma corporação multi-soluções e por esse motivo, precisamos acompanhar as transformações e evoluções do mercado. Com o apoio de uma equipe engajada, oferecemos toda orientação necessária para que os condomínios entrem no mundo digital. Ficou com dúvidas sobre esse processo? Converse com a gente!





INSCREVA-SE!

Obrigado pelo envio!

OLÁ

O blog da Ferrara traz para você conteúdos do setor imobiliário,  esclarecimentos e informações jurídicas, dicas para condomínios, informações e assuntos

atuais do mercado imobiliário.

SIGA A FERRARA

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

CATEGORIAS

ARQUIVOS